Regência Astrológica para 2011

      Através do calendário caldeu, sobre regências planetárias, descreve-se de forma popularizada o governo de um planeta sobre os acontecimentos na Terra.
      No caso, 2011 será regido pelo planeta Mercúrio sob o governo de 36 anos da atual regência do Sol, que termina em 2016.
      Na Antiguidade, apenas sete planetas eram conhecidos (Sol e Lua, os luminares astrológicos, são citados como planetas para simplificar seu entendimento, mas seu real significado é de astros, não planetas, ou seja, qualquer corpo celeste que nos influencie aqui na Terra), do Sol até Saturno.
      Não se conhecia Urano, Netuno nem Plutão.
      É sobre o número sete que cai a mística desta tabela babilônica, os sete astros conhecidos naquele tempo (Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno).
      
    Voltemos à análise astrológica para o ano de 2011.
     Na verdade, para cada Nação existe um planeta regente anual, dependendo da interpretação do desenho da carta política do País e os trânsitos astronômicos que ocorrerão naquele ano.
    Para simplificar, adotemos Mercúrio para este estudo aliado de outras informações obtidas pelos grandes planetas coletivos em trânsito durante o ano de 2011.
    Mercúrio governa a fala, a escrita, o intelecto, os meios de comunicação e negociação.
     É o planeta que tem associações com as diversas manifestações da inteligência como a esperteza, a sagacidade e a curiosidade.
     Mercúrio rege o comércio e todas as formas de falcatruas, pois representa as táticas de barganha e pechincha comuns entre os comerciantes.  É o mensageiro do céu, por causa da sua rapidez ao cruzar o zodíaco sem se afastar demais do astro rei.
    Provavelmente, Mercúrio pregará boas peças na Economia mundial, exigindo um desempenho de criatividade para não culminar em problemas que fujam do controle governamental.
    É interessante que, bem próximo de 2011, os noticiários informem o caso sobre a revelação dos documentos secretos da diplomacia dos Estados Unidos pelo WikiLeaks, algo que faz parte da natureza mercuriana, exteriorizar segredos ou revelar mentiras.
     É um ano de muita especulação, cães ladrando idéias e opiniões, mas pouca atitude, além de abrir espaço para calúnias.
     Talvez a área do jornalismo e imprensa tenha uma fase de grande foco em meados de 2011, tornando-se assunto principal num determinado momento ou pedindo reformulação nas suas condutas.
      O planeta Mercúrio está ligado ao mito de Hermes, que roubou o gado de Apolo logo ao nascer sem ninguém desconfiar dele, pois jamais se poderia pensar que um recém-nascido teria meios de realizar tamanha peripécia.  Este mito pode significar golpes muito bem esquematizados ou pessoas sendo pegas numa boa peça.
      Mercúrio também rege as crianças, os primeiros anos na escola, a literatura e a capacidade de articular bem as palavras.
      Alguns astrólogos ligados à divinação observam onde o regente do ano se encontra para tentar obter informações mais diretas sobre a sua vibração. No caso, Mercúrio estará passando próximo de 20 graus de Sagitário nos primeiros instantes do dia primeiro de Janeiro em Greenwich. Tal fato pode gerar promessas sem fundamento ou palavras sem tino de responsabilidade no aspecto negativo. No campo positivo, esta posição indica mente vivaz, jovens participativos, união de culturas, idéias de libertação e otimismo.
       Devemos observar os trânsitos astronômicos que ocorrerão em 2011, o que torna a Astrologia mais segura e menos divinatória.
       Observando o movimento de Júpiter, ao se desligar da Constelação de Peixes e respirar os primeiros ares do signo de Áries no fim de Janeiro de 2011, pode nos dar uma dica sobre os exageros de certos governantes no mundo ao abusar do poder, principalmente quando ocorrer a sua oposição com Saturno em Libra: Arrogância e caprichos de quem não deseja se desligar do poder ou abdicar do tradicionalismo.  Júpiter em Áries reforça a atenção ao militarismo e ao impulso não controlado. Indica riscos desnecessários e contar demais com o otimismo.
     A permanência de Saturno em Libra mantém as suas características diplomáticas, mas ainda inseguras, sobre as injustiças no planeta, mas prepara terreno para mudanças radicais no mundo geopolítico nos próximos anos.

    As cores de 2011, segundo o regente Mercúrio, vão dos tons amarelados até o creme. Excelente momento para se formar em cursos rápidos e práticos, como cursos de extensão, especialização, grupos de estudo, intercâmbio, etc. 

   Augusto G. Henriques

Comentários