Meditação

Para o dia nascer feliz as primeiras horas da manhã são as mais indicadas para as práticas espirituais, pois a mente está relaxada e tranquila. Meditar logo ao sair da cama pode melhorar, e muito, o seu dia a dia.
Maior concentração, maior equilíbrio emocional e um corpo mais relaxado durante o dia dependem muito da qualidade do despertar, por isso, vale a pena reservar algum tempinho ao acordar para se conectar com o que há de melhor dentro de si mesmo. Na Índia, as primeiras horas do dia são chamadas de “amrit vela”, em português, a hora do néctar. Este é o momento ideal para meditar, quando a cidade e a natureza estão ainda adormecidas e tudo está mais tranquilo, este é também o período em que os pulmões estão no mais alto nível de atividade, a respiração é mais fluída e a captação de energia vital está facilitada.

Ao acordar, a introversão natural é maior, fazendo com que a interiorização e o silêncio fiquem mais fáceis: Há uma vontade espontânea de estar quieta e falar pouco. Com isso, a conexão com o nosso eu torna-se mais livre e desimpedida, menos ocupada pelo excesso de pensamentos que nos invade ao longo do dia.

Embora a tradição hinduísta considere o período do amrit vela das três às cinco da manhã, podemos estendê-lo até ao alvorecer, até cerca das seis da manhã. Este é o horário em que podemos estabelecer “uma hora santa”, segundo Robin S. Sharma, autor do livro Descubra Seu Destino e do best-seller O Monge Que Vendeu o Seu Ferrari (Verus). “Use esses 60 minutos para literatura de sabedoria, meditar ou rezar, refletir sobre o estado atual da sua vida, o progresso dos seus sonhos e ideais ou o que você poderá fazer nas horas restantes do dia para que ele tenha mais sentido”.
Os passos principais deste “pequeno almoço” espiritual envolvem uma visualização logo ao acordar, um exercício físico e espiritual revigorante, uma meditação e leituras espirituais, tudo isto deverá ser feito antes da primeira refeição. Caso não dê para fazer tudo, escolha uma das atividades sugeridas e inicie a sua jornada de uma maneira diferente.  
(Roteiro da Alma)

Comentários

Postar um comentário